4 canções brasileiras que foram sampleadas por artistas internacionais

Compartilhe o MB!

É muito comum no mundo da música atual, encontrar canções que contenham em sua produção, os samples, que são aqueles trechos de outra música utilizadas para a composição de uma nova. Esse recurso foi largamente utilizado por artistas de hip-hop, principalmente na década de 70, quando iniciou-se o movimento, e até hoje levanta polêmica. Alguns acreditam ser apenas uma homenagem, enquanto outros consideram ser plágio, levando muitas vezes o assunto para os tribunais. Pensando nisso, o MB preparou uma lista com canções brasileiras que foram referenciadas por artistas internacionais e a história por trás da utilização desses samples.

 

1. Injeção – Deize Tigrona

A rapper M.I.A., sempre teve um grande interesse pelo Brasil, principalmente pelo funk carioca. Em 2004, a britânica lançou sua canção Bucky Done Gun, que contava com samples de Injeção, sucesso de 2003 da funkeira Deize Tigrona. Apesar de não receber nada pelo uso do sample, Deize passou a se apresentar por vários lugares, inclusive em cidades europeias.

Leia Também:  nana lança “Copacabana”, primeiro single do novo álbum

 

2. Desafinado – Tom Jobim

O músico americano Beck, utilizou na faixa Readymade, o instrumental de Laurindo Almeida, lançado em 1963 da canção escrita por Tom Jobim e Newton Medonça. A faixa fez parte do álbum Odelay, lançado em 1996, que ganhou dois Grammy Award e vendeu mais de 2 milhões de cópias.

 

3. Seville – Luiz Bonfá

Grande sucesso de 2012, a canção Somebody That I Used to Know do cantor Gotye em parceria com Kimbra, usou um trecho da música Seville, lançada em 1967 pelo brasileiro Luiz Bonfá, morto em 2001. Depois de um acordo, o cantor australiano, concordou em colocar o nome do jazzista como coautor e ainda repassar 45% dos royalties para a família de Bonfá.

 

4. Pontos de Luz – Gal Costa

O DJ Kaytranada, utilizou em uma das suas músicas, trechos da canção interpretada por Gal e escrita por Jards Macalé e Waly Salomão presente no álbum Índia, de 1973A canção Lite Spots, (nome em inglês para Pontos de Luz), faz parte do seu disco de estreia intitulado 99,9%.

Leia Também:  Johnny Hooker - Coração

 

Bônus: Arthur Verocai, o brasileiro mais sampleado por artistas internacionais

Poucos conhecem Arthur Verocai, mas provavelmente já ouviram pelo menos uma de suas canções, ou parte delas. Um dos nomes da música brasileira nos anos 1970, o músico passou muito tempo longe da música até ser redescoberto por artistas de hip-hop através do álbum homônimo. No whosampled.com, site que identifica os samples de canções, o músico tem 44 citações. Veja abaixo algumas delas.

 

Na Boca do Sol


Dedicada a Ela

Deixe seu comentário!

Compartilhe o MB!

shares
Inline
Inline