Desenvolvimento da Inteligência Artificial na China
A China tem um ambicioso projeto para se tornar líder mundial em Inteligência Artificial até 2030, e investiu cerca de 150 bilhões de dólares nesse objetivo. Com isso, o país está desenvolvendo um poderoso ecossistema voltado para a IA, incluindo o programa “pequenos gigantes”. O mercado de IA na China é um dos maiores do mundo, com cifras que se aproximam dos 30 bilhões de dólares.
MOSS, o concorrente do ChatGPT
No dia 21 de fevereiro de 2023, a Equipe de Ciências da Universidade Fudan lançou sua própria Inteligência Artificial chamada MOSS, tornando-se o primeiro concorrente chinês para enfrentar o sistema americano ChatGPT. A expectativa do público era muito grande, com vários dezenas de milhões de reações nas redes sociais.
MOSS, a IA que sofreu com a comparação com o ChatGPT
Infelizmente, a IA MOSS da Fudan University falhou horas após seu lançamento. A rede neural do sistema não suportou o grande fluxo de usuários que estavam testando a IA, o que obrigou os criadores a desligá-la. Além disso, a comparação com o ChatGPT não foi favorável, pois o MOSS falhava ao lidar muito bem com o idioma chinês.
MOSS, um lançamento apressado
Apesar do lançamento apressado, os engenheiros chineses estão trabalhando no projeto, e devido ao grande interesse do público chinês, a IA MOSS ainda pode se desenvolver e se tornar uma séria concorrente do ChatGPT. Porém, os cientistas de Xangai admitiram que o MOSS ainda é imaturo e ainda falta muito para chegar ao ChatGPT.