“A enigmática ‘caveira de Satoshi’ revela o mistério da mineração de Bitcoin”

Caveira de Satoshi: Arte do Greenpeace para mudar o código do Bitcoin

O Greenpeace EUA contratou o artista Benjamim Von Wong para criar uma instalação de arte para a campanha “Mude o Código, Não o Clima”, que visa alterar o algoritmo de consenso de prova de trabalho (PoW) do Bitcoin por meio de uma “mudança de código” para salvar o meio ambiente. A campanha é financiada pelo co-fundador da Ripple Chris Larsen e tem o custo de US $ 5 milhões.

A obra de arte de Von Wong é uma caveira de 3 metros de altura, feita de madeira, isopor reciclado e mais de 300 peças de lixo eletrônico, que apresenta olhos de laser vermelhos. Ela recebeu o nome de “Caveira de Satoshi”, em homenagem ao criador do Bitcoin.

A campanha do Greenpeace normalmente enfurece a comunidade Bitcoin, mas a instalação de arte não foi o caso. Pelo contrário, a comunidade amou a obra, elogiando a ideia inovadora da campanha. Alguns Bitcoiners twittaram sobre a obra e alguns mudaram suas fotos de perfil do Twitter.

A conversa sobre a mudança do Bitcoin de proof-of-work para outra coisa, como proof-of-stake (PoS), que não usa muita energia, geralmente não é boa. O Bitcoin quase certamente nunca se afastará da prova de trabalho. Desse ângulo, Von Wong foi criticado.

Von Wong disse que achava que o problema ambiental do Bitcoin era “preto no branco”. Após a experiência com a caveira de Satoshi, ele passou um tempo conversando com ambientalistas bitcoiners, incluindo Nível 39, Troy Cross e Daniel Batten. Ele agora reconhece que o Bitcoin pode ser uma força poderosa para melhorar o meio ambiente.

O Greenpeace presumivelmente ainda usará a Caveira de Satoshi para promover sua campanha de “mudar o código”, mas funcionará em todos os lugares, exceto na internet, onde a caveira se tornou uma espécie de mascote para o potencial ambiental do Bitcoin, mesmo sem mover seu mecanismo de consenso da prova de trabalho.

O Bitcoin precisa de mais defensores. E como o Bitcoin e o ambientalismo não são mutuamente exclusivos, existem maneiras de as blockchains PoW serem uma força positiva. Portanto, o compromisso do Greenpeace com a causa é crucial para impulsionar a mudança do Bitcoin.

Participe da conversa sobre criptografia e Web3 na Consensus 2023, evento mais antigo e influente da CoinDesk que reúne todos os lados da criptografia, blockchain e Web3 em Austin, Texas, de 26 a 28 de abril. Garanta seu lugar!

Deixe um comentário