“A incógnita solucionada: Poloniex desembolsa US$ 7,6 milhões para mediar violações de sanções”

Poloniex concorda em pagar US $ 7,59 milhões em multas por violações de sanções dos EUA

A Poloniex, uma exchange de criptomoedas afiliada ao consórcio de entidades liderado pelo empresário de criptomoedas Justin Sun, vai pagar US $ 7,59 milhões para resolver as alegações de violações de sanções com o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (OFAC). Segundo um comunicado de imprensa do OFAC, a plataforma teve quase 66.000 violações de vários programas de sanções, permitindo que clientes da Crimeia, Cuba, Irã, Sudão e Síria negociassem até US $ 15 milhões entre janeiro de 2014 e novembro de 2019.

Embora a Poloniex tenha feito esforços para identificar e restringir contas com conexões ao Irã, Cuba, Sudão, Crimeia e Síria de acordo com seu programa de conformidade, certos clientes aparentemente localizados nessas jurisdições continuaram a usar sua plataforma para envolver as transações relacionadas a ativos digitais online, disse o OFAC. A exchange não possuía um programa de conformidade retroativo, permitindo que os clientes de jurisdições sancionadas que já estavam na plataforma continuassem usando-a.

A Poloniex foi lançada em janeiro de 2014 e, na época, não possuía um programa de conformidade de sanções até maio de 2015. Atualmente, a exchange é de propriedade do consórcio de entidades afiliado a Justin Sun, mas já foi brevemente propriedade da criptografia dos EUA A Circle, que vendeu o negócio depois de menos de dois anos.

O OFAC disse que o fato de que a Poloniex “era uma pequena startup no momento da maioria das” supostas violações, e que a Circle melhorou o programa de conformidade com sanções da Poloniex durante seu tempo que possuía a empresa estava atenuando fatores no cálculo da quão grave a penalidade seria. Circle e Poloniex cooperaram com o OFAC, o que foi outro ponto a favor da exchange, disse o OFAC.

A troca não quis comentar sobre o assunto. É importante destacar que a CoinDesk é uma subsidiária operacional independente da Grupo de Moedas Digitais, que investe em criptomoedas e blockchain iniciantes.

Deixe um comentário