Tabela de conteúdo
Apple apresenta Reality Pro, seu primeiro óculos de realidade mista
Nesta segunda-feira (7), durante a conferência Worldwide Developer Conference, a Apple apresentou seu primeiro óculos de realidade virtual e aumentada: o Reality Pro. O dispositivo deve ser lançado ainda este ano e, provavelmente, custará cerca de US$ 3.000.
O mercado de realidade virtual tem um grande potencial financeiro, estima-se que em 2027 representará uma receita de cerca de US$ 500 bilhões, segundo o Morgan Stanley. Por isso, o óculos da Apple pode gerar bilhões de dólares, principalmente por conta da grande quantidade de jogos disponíveis na App Store. Além disso, a empresa deve apresentar nesta conferência um sistema operacional chamado rOS, com uma loja de jogos em 360 graus.
No entanto, Morgan Stanley prevê que, inicialmente, a produção do Reality Pro seja limitada. Estima-se que cerca de meio milhão de unidades estarão disponíveis nas lojas durante o quarto trimestre de 2022, mas esse número pode aumentar oito vezes nos próximos dois anos.
Apple x Meta
Embora a Apple tenha lançado seu primeiro óculos de realidade mista, a Meta (ex-Facebook) ainda não mostrou suas cartas. A gigante das redes sociais acaba de lançar o Quest 3, que também usa a tecnologia de realidade mista, e é cinco vezes mais barato que o dispositivo da Apple. Mas ainda não se sabe quanto tempo as pessoas vão dedicar para usar esse tipo de produto, o que pode ser um desafio para o sucesso do produto.
Morgan Stanley previu que as ações da Apple aumentarão cerca de 2,7% com o lançamento do Reality Pro, mas esses números devem ser considerados com cautela. Ainda não está claro se a Apple terá sucesso em tornar popular o uso de óculos de realidade mista.