Presidente da SEC dos EUA reforça opinião sobre tokens de prova de participação como valores mobiliários
O presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA, Gary Gensler, reforçou sua opinião de que os tokens de prova de participação podem ser considerados valores mobiliários sob o Teste Howey. Seguindo essa linha de raciocínio, eles estão sob a autoridade regulatória da agência. Gensler disse que a lei de valores mobiliários pode ser acionada porque os investidores esperam um retorno quando compram tokens sustentados por um mecanismo de consenso de prova de participação. De acordo com as declarações feitas por Rostin Behnam, presidente da Commodity Futures Trading Commission (CFTC), na semana passada, argumentando que o ether é uma commodity e deveria ser regulado por sua agência, os dois reguladores há muito tempo discordam sobre qual agência deve ter precedência na regulamentação dos mercados de criptomoedas.
A ação movida contra a exchange de criptomoedas KuCoin pelo Gabinete do Procurador-Geral de Nova York (NYAG) será a primeira vez que um regulador alegou no tribunal que o éter é um valor mobiliário, embora em um tribunal estadual e não em um tribunal federal. O processo alega que a exchange sediada em Seychelles está violando as leis de valores mobiliários dos EUA ao oferecer tokens, incluindo o ether, que atendem à definição de um título sem registro nos órgãos reguladores apropriados – nesse caso, no escritório do procurador-geral do estado.
Gensler sugeriu que os tokens proof-of-stake poderiam ser contratos de investimento, sujeitando-os às leis de valores mobiliários. Ele afirmou que, embora o bitcoin seja uma mercadoria, não há razão para abrir mão do controle – ou, pelo menos, da possibilidade de controle futuro – sobre qualquer outra criptomoeda, incluindo o ether, e afirmou que a “grande maioria” das milhares de criptomoedas existentes são títulos.
Embora Gensler e Behnam discordem sobre qual agência deve ter precedência na regulamentação dos mercados de criptomoedas, o processo da NYAG é um sinal claro de que as criptomoedas e tokens estão sujeitos às leis de valores mobiliários. Isso pode ter consequências significativas para o mercado de tokens e para os investidores que esperam obter retornos nesse mercado.