“À l’ombre de la technologie: Les mystérieux ravages causés par ces 10 appareils électroniques”

O perigo dos aparelhos eletrônicos

Fazem parte do nosso cotidiano, smartphones, televisões, carregadores e outros dispositivos eletrônicos estão presentes em massa em nossas casas. No entanto, pouco se fala sobre os riscos de lesões mais ou menos graves associados ao seu uso.

Em um estudo interessante, o site Electronics Hub analisou dados sobre lesões do National Electronic Injury Surveillance System, uma organização que estima o número anual de acidentes causados por dispositivos eletrônicos nos Estados Unidos. Você pode encontrar todos os detalhes aqui.

Os smartphones em destaque

Como prometido, aqui está o top 10 dos produtos que causam mais lesões:

  1. Smartphones: 34.443 lesões
  2. Televisões: 30.408 lesões
  3. Jogos eletrônicos: 22.573 lesões
  4. Computadores: 17.505 lesões
  5. Baterias: 16.278 lesões
  6. Controles remotos de televisão: 5.762 lesões
  7. Tomadas: 4.131 lesões
  8. Caixas de som: 4.054 lesões
  9. Carregadores: 2.372 lesões
  10. Cigarros eletrônicos: 1.914 lesões

Embora não seja possível abordar cada dispositivo em detalhes, podemos nos concentrar nas lesões causadas por smartphones. As mais frequentes são dores e tensões no pescoço devido a longos períodos de uso.

As tendinites também são frequentes. Dores ou tensões no polegar são sintomas que também ocorrem com frequência. Por fim, a fadiga ocular é frequentemente sentida. Isso se manifesta como visão turva, dores de cabeça e ressecamento dos olhos causado pelo longo tempo de foco na tela do telefone.

É importante observar também que as lesões causadas por dispositivos de realidade virtual estão em décimo terceiro lugar nesse ranking e têm aumentado nos Estados Unidos nos últimos anos.

As lesões relacionadas a jogos eletrônicos também chamaram nossa atenção. Citado pelo Electronics Hub, o cirurgião de mão Pedro K. Beredjiklian explica: “Geralmente, são as articulações do polegar que são mais afetadas. O polegar é sobrecarregado tanto em nossos dispositivos móveis para envio de mensagens de texto e gestos, quanto nos controladores de jogos.”

Ele ainda acrescenta: “Muitos desses problemas são devidos ao design não ergonômico dos dispositivos. À medida que a tecnologia fica mais compacta, ela se torna mais difícil para a mão, o que causa inflamações.”

E você, está surpreso com os resultados desse estudo? Conte-nos nos comentários.

Deixe um comentário