Tabela de conteúdo
Robôs policiais autônomos
Ligados ao centro e sendo de grande ajuda para os policiais humanos, esses robôs patrulham os grandes saguões. Eles estão equipados com uma câmera telescópica que oferece uma visão de 360 graus sem nenhum obstáculo. Eles são capazes de bloquear o acesso a áreas sensíveis, alertando os usuários sobre a chegada iminente de um policial de verdade, com a ajuda de seus alto-falantes integrados e telas.
Uma ajuda valiosa para as forças policiais
Os agentes policiais podem estabelecer comunicação à distância com os viajantes, enquanto os microfones permitem que os passageiros solicitem facilmente assistência, caso necessário. Tudo isso permite que os policiais tenham uma visão panorâmica, eliminando qualquer ponto cego. Durante uma demonstração à imprensa, um desses robôs até mesmo ajudou a garantir a segurança de uma área depois que um indivíduo deixou uma bagagem suspeita.
Uma experiência digna de Black Mirror?
Se esse tipo de robô facilita o trabalho das forças policiais, só podemos questionar sobre as possíveis consequências dessa prática. Não estamos falando apenas de robôs para realizar tarefas domésticas, mas sim de um robô que toma decisões que geralmente pertencem a humanos juramentados.
Esses robôs não possuem ferramentas de reconhecimento facial ou meios de intervenção verdadeiramente dissuasivos… Esperamos que isso continue assim por um tempo. Os robôs certamente não estão prontos para intervir racionalmente em situações complicadas. Se a experiência for bem sucedida no aeroporto de Changi, Singapura pretende implantar esses robôs nas ruas em breve.