“A Reviravolta do ANZ Bank: O Enigmático Piloto CBDC da Austrália e os Créditos de Carbono”

ANZ conclui teste de comércio de crédito de carbono usando CBDC da Austrália

O ANZ, Australia and New Zealand Banking Group Limited, concluiu o primeiro caso de uso do comércio de crédito de carbono como parte do piloto de moeda digital do banco central da Austrália (CBDC). O projeto, que começou no ano passado, é administrado pelo Reserve Bank of Australia (RBA) e pelo Digital Finance Cooperative Research Center (DFRCC), tendo como objetivo explorar casos de uso para um CBDC.

A ANZ fez parceria com a Grollo Carbon Ventures para negociar Unidades de Crédito de Carbono Australianas (ACCUs), emitidas pelo Regulador de Energia Limpa do Governo Australiano. A ANZ e GCV testaram ACCUs tokenizados usando a própria stablecoin (A$DC) da ANZ. O Pilot CBDC da Austrália foi usado como um ativo sem risco para apoiar a emissão de A$DC.

A tokenização dos mercados de carbono pode reduzir o tempo de liquidação e o risco de parceria e incentivar o investimento em soluções climáticas. O RBA revelou um conjunto de projetos pilotos para testar casos de uso para o CBDC e inclui parceiros como Mastercard, Monoova, Australian Bond Exchange, DigiCash, Commonwealth Bank e outros.

Os mercados de carbono têm um papel importante na luta contra as mudanças climáticas e a utilização do CBDC para reduzir os riscos e incentivar o investimento é um passo importante nessa direção. A ANZ está trabalhando em conjunto com outros parceiros para explorar casos de uso adicionais para o CBDC da Austrália e encontrar maneiras de aproveitar a tecnologia para resolver outros desafios.

Deixe um comentário