Tabela de conteúdo
Do Protótipo à Licença Cult
O lançamento do remake de Resident Evil 4 está se aproximando, e muitos fãs estão ansiosos para ver o retorno de Leon S. Kennedy. Desde o anúncio, o jogo tem despertado muita expectativa, principalmente, porque trata-se de uma referência do survival-horror moderno e um verdadeiro jogo cult, lançado no GameCube em 2005. No entanto, poucos sabem que a ideia inicial para RE4 não fazia parte da franquia de Resident Evil.
No final dos anos 90, a Capcom, produtora do jogo, pediu ao produtor histórico da licença, Shinji Mikami, que iniciasse um novo componente ambicioso que explodiria em vendas. Com o objetivo em mente, Shinji Mikami chamou Hideki Kamiya, que já havia dirigido Resident Evil 2. Este, por sua vez, contratou o roteirista Noboru Sugimura para começar a escrever as primeiras linhas do protótipo.
Os desenvolvedores partiram para a Europa para estudar a arquitetura de monumentos do velho continente como parte da investigação de desenvolvimento do jogo. Rapidamente, entre o cenário, a direção artística e a jogabilidade, este novo jogo destaca-se dos anteriores. Nesta obra, os jogadores tiveram que encarnar um personagem com habilidades sobre-humanas, que traçou o fio condutor de sua identidade.
A origem de Devil May Cry
Resident Evil 4 mudou muito durante o desenvolvimento e a ação exagerada, cenários góticos e cenário bíblico tornaram-se importantes demais para Shinji Mikami, que tinha medo de distorcer completamente a licença. Como resultado, a produtora decidiu torná-lo o primeiro jogo de outra licença, o que deu origem a Devil May Cry, lançado em 2001.
O que torna esse jogo tão lendário é que os desenvolvedores mudaram bastante a jogabilidade dos jogos anteriores da Capcom e a câmera segue o personagem, tornando-se dinâmica. Além disso, a dimensão de terror e sobrevivência foi parcialmente abandonada para oferecer confrontos mais animados e voltados para a ação.
Devil May Cry obteve um grande sucesso e teve direito a quatro continuações e uma prequela. Enquanto isso, o projeto de Resident Evil 4 continuou sendo desenvolvido e levou mais quatro anos até ser lançado no GameCube em 2005.
Em conclusão, Resident Evil 4 e Devil May Cry são dois dos jogos mais lendários na história da Capcom. Embora tenham se tornado muito diferentes durante o desenvolvimento, ambos conseguiram manter as suas identidades de jogos cultuados até hoje. Em 24 de março, os fãs de Resident Evil 4 poderão experimentar novamente o jogo com o lançamento do remake para PS5, PS4, Xbox Series e PC.