Fundador da Terraform Labs é acusado de fraude e enfrenta processo de extradição
Do Kwon, fundador da Terraform Labs, foi preso no aeroporto de Podgorica, capital de Montenegro, e enfrenta processos criminais por fraude nos Estados Unidos e Coreia do Sul. Segundo Lisa Bragança, ex-chefe do ramo de execução da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a aplicação da lei dos EUA teria jurisdição sobre a Terraform Labs e Do Kwon, se eles comercializassem suas stablecoins LUNA e terraUSD (UST) para investidores americanos.
Segundo Bragança, a SEC está apresentando acusações contra Kwon e aqueles que trabalharam com ele por supostamente enganar os investidores sobre como a stablecoin UST foi apoiada. A LUNA e Terraforma Labs não eram estáveis como deveriam ser, disse ela. O token UST pretendia manter uma paridade com o dólar americano, enquanto o LUNA, seu token associado, destinava-se a estabilizar o preço do UST.
No entanto, Kwon teria ido a um terceiro para obter uma grande compra para sustentá-lo (LUNA/UST), ao invés de usar o algoritmo que havia anunciado para voltar a equilibrá-los. Ele enfrenta acusações de falsificação e manipulação de mercado. Investidores institucionais mais sofisticados também teriam perdido bilhões de dólares com o colapso do Terra.
A CoinDesk é líder em notícias sobre criptomoedas e ativos digitais, comprometida com os mais altos padrões jornalísticos e políticas editoriais rigorosas. É uma subsidiária operacional independente da Digital Currency Group, que investe em criptomoedas e blockchain. Alguns funcionários editoriais da CoinDesk podem receber exposição ao patrimônio da DCG na forma de direitos de valorização de ações como parte de sua remuneração, mas os jornalistas da CoinDesk não estão autorizados a comprar ações diretamente na DCG.
Participe da conversa mais importante sobre criptografia e Web3 que acontecerá em Austin, Texas, de 26 a 28 de abril. Garanta seu lugar em consenso.coindesk.com.