“A vida oculta do engenheiro responsável pelo novo carro da Apple é exposta em escândalo”

Ex-funcionário da Apple acusado de roubar segredos do projeto Apple Car

O FBI acusa um ex-funcionário chinês da Apple, que trabalhou no escritório dos EUA da empresa até sua demissão, de espionagem industrial. O infrator teria roubado informações do projeto Apple Car, que pode ser lançado em dois a quatro anos com um sistema de condução totalmente autônomo e motor elétrico 100%. O acusado, contratado pela Apple em 2016, trabalhava no desenvolvimento de software de uma plataforma relacionada ao projeto.

Esse não é o primeiro incidente de roubo de segredos industriais envolvendo a Apple e os fabricantes de carros autônomos, especialmente aqueles na China. No ano passado, a empresa de veículos elétricos XPeng foi acusada pelo mesmo crime em San Jose, no coração do Vale do Silício.

Consequências legais

O ex-funcionário da Apple, Weibao Wang, está enfrentando acusações semelhantes por ter se juntado a uma empresa chinesa de veículos autônomos apenas um ano e meio depois de ingressar na Apple. Depois de pouco mais de um trimestre na empresa, Wang deixou a equipe. Esse modus operandi já foi repetido inúmeras vezes nos Estados Unidos, levando a uma crescente tensão comercial entre Oriente e Washington.

De acordo com as informações reveladas pelos funcionários americanos, Wang pode ser punido com uma multa de 250 mil dólares e até 10 anos de prisão.

O que sabemos sobre o projeto Apple Car até agora?

O projeto Apple Car deve competir com montadoras como Tesla, Rivian e outras, com uma integração perfeita com o iPhone. Recentemente, a empresa revelou o futuro do CarPlay, que promete infinitas possibilidades para o sistema operacional do painel do carro.

Até agora, vários fornecedores foram mencionados, como Nissan, BMW, Foxconn, Hyundai, Kia e Magna, mas o plano do veículo ainda está longe de ser concluído. A Apple também pode estar planejando comercializar apenas um programa de direção autônoma para outras montadoras. Algumas unidades com LiDAR já estão sendo testadas em um grande circuito privado no deserto de Nevada. O circuito fica perto das instalações de um importante concorrente, a Toyota.

Deixe um comentário