Contribuintes do Reino Unido serão obrigados a relatar seus criptoativos em seus formulários de impostos de forma separada, com o objetivo de arrecadar um valor adicional de 10 milhões de libras esterlinas (US$ 12 milhões) por ano para o erário público. A mudança foi anunciada pelo chanceler do Tesouro, Jeremy Hunt, durante o orçamento anual, na última quarta-feira.
De acordo com um comunicado do Tesouro britânico, as mudanças serão introduzidas nos formulários de declaração de imposto de autoavaliação e valem para o ano fiscal que se encerra em abril de 2025. O documento nomeia que a mudança se aplica aos formulários de mais-valias fiscais, ou seja, quando os investimentos são vendidos com lucro.
Além disso, o governo do Reino Unido disse que trabalharia para “maximizar o potencial” do metaverso enquanto gerencia riscos negativos à privacidade, segurança e danos. O metaverso é um ambiente virtual em que pessoas podem interagir e realizar transações financeiras com criptomoedas.
A mudança no formulário de declaração de imposto é uma tentativa do governo britânico de regulamentar as transações que envolvem criptomoedas, uma vez que o setor ainda é visto com desconfiança e considerado um terreno fértil para atividades ilegais, como lavagem de dinheiro e evasão fiscal. A medida também segue um movimento global de regulação de criptomoedas, que visa garantir transparência e segurança no mercado.