“Batalha nas sombras: Revelação da perigosa disputa entre Apple e Spotify perante à Comissão Europeia”

Apple é ouvida pela Comissão Europeia em caso de concorrência desleal

Desde 2019, Spotify e Apple estão em conflito, com o gigante sueco acusando a empresa de Cupertino de concorrência desleal. Por conta disso, a Comissão Europeia vem investigando o caso. Hoje, a Apple está sendo ouvida pelos representantes de Bruxelas e precisa se defender para evitar uma pesada multa.

A empresa californiana afirma ter feito esforços nos últimos meses, mas não está claro se isso será suficiente aos olhos da Comissão Europeia e do Spotify. O veredicto deve ser anunciado em breve, após a decisão da Comissão.

Consequências para a Apple

Em 2019, o Spotify acusou a Apple de impedir que empresas de streaming musical informassem os usuários sobre outras opções de compra fora da App Store. Isso os obrigava a passar pela App Store e pagar os 30% de comissão. O Spotify foi bastante direto ao dizer que a Apple estava “deliberadamente limitando escolhas e sufocando a inovação em detrimento da experiência do usuário”.

Após uma primeira investigação, a Comissão Europeia confirmou que as regras da Apple “distorcem a concorrência no mercado de serviços de streaming musical, aumentando os custos dos desenvolvedores de aplicativos concorrentes”.

Para se defender, a Apple alegou que o Spotify é líder em plataformas de streaming musical na maioria dos países europeus, enquanto o Apple Music ocupa a terceira ou quarta posição. Além disso, a empresa de Cupertino fez algumas mudanças. No ano passado, a Apple revisou suas regras para que aplicativos como Spotify ou Netflix pudessem incluir links para seus sites para inscrições e pagamentos de usuários. No entanto, os desenvolvedores de aplicativos de terceiros ainda não podem mencionar explicitamente em seus aplicativos que é possível se inscrever por um preço mais baixo em seus sites.

Apesar de a Apple garantir que tomou medidas e fez esforços ultimamente, a Comissão Europeia pode considerar que isso está longe de ser suficiente. Se a empresa de Cupertino não conseguir convencer hoje, pode enfrentar uma multa recorde. A multa pode chegar a 10% da receita anual global da empresa, o que representa vários bilhões de dólares.

Deixe um comentário