“Conectado à escuridão: a solução engenhosa que este homem encontrou sem rede para usar seu drone”

Homem é salvo após usar drone para pedir ajuda

Um homem que ficou preso em uma região florestal do Oregon (Estados Unidos) após seu carro ficar bloqueado pela neve foi salvo graças ao auxílio de seu drone e de seu smartphone. Quando descobriu que não tinha rede para pedir ajuda, ele amarrou seu smartphone ao drone e conseguiu captar o sinal para enviar um pedido de socorro. O caso aconteceu no mês passado e viralizou nas redes sociais.

De acordo com o serviço de pesquisa e salvamento do xerife da região de Lane, a pessoa havia dirigido por uma estrada de inverno não preparada para o tráfego. Seu veículo ficou preso na neve, e não havia sinal de telefone no local. Além disso, sua família não estava nos Estados Unidos, então ninguém sabia onde ele estava.

Como funcionou a estratégia do motorista

Cogitando as possibilidades disponíveis, o homem decidiu ficar dentro do carro, mantendo-se aquecido. Mais tarde, teve a ideia de amarrar seu smartphone ao drone e enviá-lo para o ar. Com o dispositivo captando o sinal de rede celular no ar, ele pôde pedir ajuda e, finalmente, foi resgatado. Enquanto as equipes de resgate o salvavam, encontraram uma segunda pessoa que estava presa na neve havia dias.

Porém, as autoridades locais alertaram que é importante não usar estradas não adequadas à condução de inverno, a menos que isso seja feito com veículos especialmente preparados. Além disso, foi destacado que é preciso se comunicar com uma pessoa de confiança e informar o trajeto exato, caso precise realizar esse tipo de deslocamento em situações inesperadas. Para simplificar o contato em situações perigosas, a Apple lançou o recurso de satélite em seu iPhone 14, em que é possível enviar um pedido de socorro via satélite.

Outros fabricantes de chips já desenvolveram modems 5G capazes de se comunicar com satélites, e o Google deve lançar um software para suportar essa funcionalidade no Android 14.

Deixe um comentário