Aragão expulsa membros do Discord e levanta questões sobre implementação adequada de governança criptográfica
Aragão, um projeto descentralizado de governança criptográfica, expulsou pelo menos meia dúzia de membros da comunidade por “enviar spam” para o servidor Discord de Aragão com perguntas sobre as finanças. Os principais apoiadores de Aragão defenderam a ação, afirmando que plataformas de coordenação confiáveis, como os servidores Discord, são ferramentas usadas pelos DAOs (organizações autônomas descentralizadas), mas eles próprios não são DAOs. Aragão constrói ferramentas para ajudar outros DAOs a operar e é parcialmente governado por um DAO. Embora as decisões de governança sobre as riquezas do projeto aconteçam por meio de votos no blockchain, é no Discord e nos fóruns de governança de projetos que os membros da comunidade de Aragão – como os de quase todos os outros DAO – organizam seus pensamentos e coordenam as ações.
Essa ação de Aragão, no entanto, levantou questões sobre a implementação adequada da própria governança criptográfica, o assunto central do projeto Aragão. Um DAO é um método de governança no qual os investidores criptográficos votam para decidir como um projeto é executado. O projeto começou a mover seu tesouro para o controle da comunidade, um esforço de quase um ano em andamento. Em sua declaração, Aragão afirmou que permaneceria firme contra investidores ativistas clandestinos da criptomoeda que se interessaram pelo token ANT do projeto e pelo tesouro multimilionário, garantindo que indivíduos e grupos não possam usar a ANT para lucro pessoal às custas da construção da tecnologia que a ANT pretende governar.
A Associação de Aragão não deu prazo para futuros esforços para transferir seu tesouro para o controle da comunidade. O desastre da governança desta semana terminou com o banimento em massa e um anúncio de que Aragão havia transferido US$ 300.000 de um tesouro de quase US$ 70 milhões para uma carteira que o DAO acabará por operar. Mas Aragão também não deu prazo para restabelecer os membros banidos do Discord, alguns dos quais disseram que também foram expulsos do fórum de governança de Aragão. Um observador exilado que pediu anonimato disse que a luta contra Aragão estava apenas começando.
Fonte: CoinDesk.