Final Fantasy XV será lançado para PlayStation 5 em 22 de junho como um exclusivo temporário de seis meses e uma demonstração será disponibilizada. De acordo com Naoki Yoshida, a produção de uma versão para PS4 exigiria de um a dois anos de desenvolvimento adicional. A versão para PC não será lançada em um ano e meio, mas a equipe planeja lançá-la após o lançamento do console.
Em Final Fantasy XVI, o jogador irá encarnar Clive Rosfield em diferentes períodos de sua vida que quer vingar seu irmão. É um emissário, um indivíduo capaz de controlar Primordiais: entidades semelhantes a divindades capazes de mudar o poderio militar de um país. A jogabilidade do jogo flertará com o gênero beat’em up, terá lutas únicas com lutas de luta livre e jogos de tiro, além de modulação da dificuldade do jogo. Final Fantasy XVI não contará com minijogos, mas terá missões secundárias e desafios especiais de combate.
Espere uma vida útil monumental; Hiroshi Takai e Naoki Yoshida prometem que levará de 70 a 80 horas para completar Final Fantasy XVI em 100%. Não é necessário ter jogado os episódios anteriores ou os spin-offs da saga. O jogo é administrado pela Creative Business Unit 3, a equipe por trás de Final Fantasy XIV.
Nenhum patch de um dia ou DLC está planejado para Final Fantasy XVI, então os jogadores terão a aventura completa de A a Z em suas mãos. Hotfixes e, portanto, correções marginais são esperados. Não há planos em curto prazo para criar conteúdo para desenvolver o universo do jogo, mas Yoshida e Takai estão abertos a possibilidades futuras.