Tabela de conteúdo
Decisão do Juiz Coloca em Risco a Abordagem da SEC sobre Criptomoedas
A Comissão de Valores Mobiliários (SEC) recentemente teve um dia muito ruim por causa de uma decisão do juiz distrital na ação da SEC contra o token XRP da Ripple. Se a decisão for mantida, podemos estar testemunhando o início do fim da abordagem de regulamentação por aplicação do presidente da SEC, Gensler, para criptoativos.
Quem poderia ter adivinhado que isso aconteceria? Foi inteiramente previsível para muitos, exceto para um pequeno caldeirão de ativistas em Washington, DC, que adotou a visão de que “todos os tokens são valores mobiliários” com fervor religioso. Embora a SEC certamente apelará da decisão do tribunal distrital, as ações nos tribunais levarão meses e são apenas uma demonstração de uma realidade maior, ou seja, a decisão do tribunal distrital. E que grande momento como o debate político no Congresso está avançando em sua legislação para estabelecer uma estrutura regulatória em torno dos criptoativos.
Para entender por que o debate político mudou e sua importância sobre quais regras os tokens serão obrigados a cumprir, deve-se considerar a longa e sinuosa estrada que a política criptográfica percorreu.
Mesas viradas
Ironicamente, com a decisão do tribunal distrital abrindo um buraco na SEC e na estratégia da multidão anti-cripto, os opositores cripto podem ser forçados a aceitar um acordo legislativo mais permissivo para criptoativos do que teria sido promulgado durante o Congresso anterior, um que os democratas controlavam.
Em vez de uma estrutura regulatória para criptoativos projetada e aprovada por um Congresso democrata e implementada por um governo democrata, os democratas podem ser forçados a aceitar um acordo elaborado por republicanos do Congresso no Comitê de Serviços Financeiros da Câmara. Com a SEC e os democratas anticripto privados do argumento de que seus casos legais eram sólidos, não há nada que impeça a aceleração dos esforços para firmar um acordo bipartidário sobre uma estrutura regulatória para criptoativos.
A SEC e aqueles que apóiam sua abordagem provavelmente estão preocupados que esse dia ruim e muito ruim se torne dias ruins e muito ruins. Uma série de perdas judiciais com raciocínio legal semelhante à decisão de ontem no caso Ripple enfraqueceria ainda mais a mão de negociação dos democratas anticripto. Alguém assume esse risco ao colocar todas as suas fichas de aposta em uma nova estratégia legal. Quando você perde, perde significativamente, e o outro lado do debate entende que sua capacidade de negociação piora a cada dia.
Longe de alcançar o fim da cripto na América, a tentativa da SEC de paralisar a cripto na América pode levar a uma estrutura regulatória bipartidária que enraíza a cripto mais profundamente na economia do que se pensava ser possível – um dia ruim para aqueles que apostaram em uma estratégia de matar ativos criptográficos na América, de fato.