“O fim de uma era tecnológica e o começo de algo misterioso: adeus Google Glass”

Google anuncia o fim das Google Glass, enquanto continua investindo em realidade aumentada

A Google anunciou o fim das suas tão comentadas Google Glass, que estavam disponíveis apenas para empresas como a Enterprise Edition, profissional. De acordo com a empresa, desde 15 de março deste ano, as vendas dos óculos foram encerradas, e até o dia 15 de setembro de 2022, não haverá mais suporte técnico. Apesar disso, a empresa informou que não está abandonando a realidade aumentada, e que o suporte e o desenvolvimento de novas tecnologias na área continuarão.

As primeiras Google Glass surgiram em 2013, mas, apesar da efervescência gerada na época, o produto nunca chegou a ser popular entre o público em geral devido a seu alto custo e outras limitações. A Google optou, então, por se concentrar no mercado corporativo, desenvolvendo novas versões com mais potência e resistência. Em 2019, a empresa lançou a segunda edição da versão Enterprise para empresas.

Hoje, a Google continua a investir em realidade aumentada, como o Google Lens e o AR Core. Além disso, há especulações de que a empresa esteja desenvolvendo uma nova geração de óculos de realidade aumentada, com sua apresentação pública durante a conferência I/O em 2022. A Samsung, por sua vez, está trabalhando em um produto AR/VR, em parceria com a Qualcomm e o Google.

Realidade aumentada como futuro dos smartphones

Embora os óculos e equipamentos de realidade aumentada ainda não tenham decolado, muitos acreditam que essa será a tecnologia futura para substituir os smartphones. É o caso da Meta, responsável pelas redes sociais Facebook e Instagram, que tem investido pesado na tecnologia de realidade aumentada, com o objetivo de substituir a próxima geração de dispositivos móveis.

Alguns especialistas preveem que os óculos de realidade aumentada sejam auge das tecnologias vestíveis, e apesar de já existirem diversos modelos à venda, ainda não há grande adesão do público. Não obstante, as empresas continuam a trabalhar em novas tecnologias e produtos, em busca de se manterem atualizadas e antenadas ao que há de mais moderno.

Deixe um comentário