Protocolo Tesselaum encerra operações e mercado de arte digital Escherum também será encerrado
Após uma análise cuidadosa de possíveis cenários de mercado, estrutura corporativa e situação financeira, o protocolo Tesselaum, que permite a propriedade coletiva e governança de tokens não fungíveis (NFTs), encerrará suas operações nas próximas semanas, conforme anunciou o cofundador Andy Chorlian em um tweet na sexta-feira. O mercado de arte digital Escherum, que era um dos projetos do portfólio da Tessera, também será encerrado.
Chorlian afirmou que, ao se aprofundarem no modelo econômico da Escher, entenderam que as metas que precisavam atingir para obter lucratividade simplesmente não se encaixavam ou não faziam sentido para os negócios. Tesselaum é responsável por outros projetos como a plataforma de propriedade fracionada para substantivos NFTs, Substantivos, e o podcast Nós Fazemos Um Pouco, apresentado por Chorlian e o influenciador do NFT Deeze.
A notícia do fechamento da Tesselaum vem menos de um ano depois que a empresa renomeou seu nome original, Fractional, e anunciou uma rodada de financiamento de US$ 20 milhões liderada pela gigante de investimentos cripto Paradigm. Focus Labs, Uniswap Labs Ventures, eGirl Capital e Yunt Capital também foram investidores na rodada de financiamento da Série A.
Fracionar NFTs envolve a criação de tokens fungíveis vinculados a um ativo digital subjacente, como um Bored Ape ou CryptoPunk. O NFT geralmente fica trancado em um cofre e os tokens fracionados podem ser negociados em mercados secundários. Como o mercado de NFT continua lutando por um longo inverno cripto, os mercados adotaram maneiras de permitir que os usuários invistam em colecionáveis digitais com custos iniciais menores.
Nos últimos meses, o popular mercado NFT Blur lançou uma rede de empréstimos peer-to-peer chamada Blend, que permite que os traders coloquem uma porcentagem do preço do NFT antecipadamente e financiem o saldo restante. Outra plataforma de fracionamento, a NFTX, permite que os traders agrupem NFTs de igual valor em fundos de índice e criem fundos fungíveis ERC-20 tokens vinculados a NFTs subjacentes (ERC-721 tokens), criando maior liquidez.
A CoinDesk é um meio de comunicação que busca os mais altos padrões jornalísticos e cumpre um conjunto estrito de políticas editoriais.