O Fim do SVB Não é a Solução – Mistérios sobre a Redução das Taxas de Juros

Mercados Cripto ganham impulso com aumento das moedas digitais e instabilidade dos bancos

Os mercados cripto tiveram um salto expressivo nos últimos dias, com o valor do bitcoin e do ether valorizando cerca de 20% desde o final de domingo. Ainda que na manhã de quarta-feira o mercado de ações registrou queda acentuada em decorrência dos problemas bancários na Europa, o Dow Jones Industrial Average subiu pouco mais de 1% entre a abertura de segunda-feira e o fechamento de terça-feira.

Seguindo a lógica “más notícias são boas notícias”, as instabilidades no mercado bancário e notícias negativas sobre a economia real são otimistas porque reduzem as chances de um aumento nas taxas de juros do Federal Reserve. Isso explica, em parte, a valorização das criptomoedas e a estabilidade dos mercados de ações, que superam a recente onda de falências de bancos que sugerem um caminho difícil para a economia.

Contudo, essa perspectiva pode esconder uma nova disposição dos recentes resgates bancários do Fed que pode minar essa sabedoria convencional. O Fed criou o Bank Term Funding Program (BTFP), que aparentemente visa apoiar os bancos; no entanto, tornará mais fácil para o Fed aumentar as taxas de juros.

A necessidade do Fed em conter a inflação, atualmente na casa dos 6%, exige que ele continue aumentando as taxas, agindo ao mesmo tempo para evitar o risco de mais bancos entrarem em falência por causa dos aumentos já feitos.

Para isso, o BTFP será acionado, oferecendo empréstimos de até um ano contra títulos do Tesouro emitidos antes de 12 de março de 2023. Isso inclui títulos emitidos antes do início dos aumentos das taxas de juros em 2022, cujo valor de mercado foi reduzido na ordem de 10-15%. A principal característica do BTFP é que ele oferecerá empréstimos contra esses títulos subaquáticos por seu valor de face, e não por seu valor de mercado atual, oferecendo aos bancos uma ponte entre os títulos instáveis e um terreno mais seguro.

Essa mudança pode ser tanto um grande subsídio federal de todo o setor bancário dos EUA quanto um backstop bancário em todo o setor, ou até mesmo um tipo de resgate. Ainda é cedo para saber quais custos e riscos serão transferidos dos bancos privados para o Fed e, por fim, para o dólar americano e o público americano.

Diante disso, embora os fatores que impulsionam os atuais ralis de BTC e ETH ainda sejam um pouco obscuros, outro aumento de taxa pode se tornar uma ameaça real. Por isso, vale a pena ficar atento à próxima reunião do Comitê de Mercado Aberto do Fed, marcada para 22 e 23 de março, daqui a pouco mais de uma semana.

Fonte: CoinDesk.

Deixe um comentário