Tabela de conteúdo
Robôs poderão realizar 39% das tarefas domésticas em 10 anos, aponta estudo
Um novo estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Oxford e da Universidade Ochanomizu no Japão utilizou a inteligência artificial para prever quantas tarefas domésticas poderiam ser realizadas por robôs até 2033. Segundo os especialistas, 39% das tarefas poderão ser automatizadas no período de dez anos.
Dentre as tarefas listadas no estudo, as dez mais promissoras são fazer compras, limpar a casa, lavar a louça, cozinhar, passar roupa, lavar roupas, cuidar da educação infantil, jardinagem, manutenção e reparos da casa e do carro. Os pesquisadores acreditam que o tempo gasto nas compras, por exemplo, poderia ser reduzido em 60% com o uso de robôs.
No entanto, os especialistas também são cautelosos em relação a algumas atividades. Segundo Lulu Shi, pesquisador da Oxford Internet Institute, apenas 28% das tarefas de cuidados, como ensinar uma criança ou cuidar de um idoso, poderão ser automatizadas no futuro próximo.
Ceticismo quanto às previsões
Embora o estudo tenha apontado para um futuro com mais automação em atividades domésticas, alguns pesquisadores são céticos quanto a essas previsões. Para Ekaterina Hertog, professora associada em IA e sociedade na Universidade de Oxford, ainda existem muitos desafios a serem enfrentados para que a inteligência artificial possa ser amplamente utilizada em ambientes domésticos.
Outro ponto destacado pelos pesquisadores é que especialistas britânicos e japoneses têm visões diferentes em relação ao papel dos robôs no futuro. Aqueles do Reino Unido tendem a ser mais otimistas em relação ao uso de robôs em casa, enquanto os japoneses têm uma visão mais ampla, abordando questões éticas e morais.
Embora o uso de robôs no futuro ofereça muitas possibilidades, a automação ainda está em sua fase inicial e será necessário superar muitos desafios para torná-la amplamente aceita.