Uniswap, a exchange descentralizada, lançou recentemente uma plataforma de negociação de tokens não fungíveis (NFTs). Mesmo que a nova plataforma não listasse diretamente os NFTs, ela as raspou de todo o mercado e as apresentou em seu site, permitindo que as instituições financeiras e crianças precoces que dominem a plataforma troquem qualquer imagem, vídeo ou arquivo Mp3 logado na blockchain Ethereum em um local acessível.
No entanto, a plataforma é dependente de marketplaces centralizados, como a OpenSea, Mar Aberto e Aparência Rara, onde os funcionários e fundadores são livres para administrar as plataformas. Mesmo com a dependência, a Uniswap não considera que isso comprometa seu ideal de descentralização; pelo contrário, a conexão com esses mercados centralizados resolveu o problema da fragmentação da liquidez, que atormenta o mercado de NFTs.
A plataforma NFT da Uniswap foi lançada em novembro e gerou um volume de negociação acumulado de apenas US$ 2,5 milhões cerca de um mês após seu lançamento, de acordo com um Painel do Dune Analytics. Desde então, esse número cresceu apenas para US$ 7,8 milhões, enquanto outros mercados de NFT, como o Blur, dispararam como um foguete.
O chefe de produto NFT da Uniswap, Scott Gray, afirmou que o plano de jogo agora é explorar todas as formas de liquidez, oferecer melhores preços e mais listagens. Em última análise, ele quer que a plataforma seja a interface para toda a liquidez NFT existente.
Embora toda essa agregação seja inovadora, os estrategistas de NFTs podem ter que convencer as pessoas a gastar centenas de milhares de dólares em JPEGs de memes e macacos. No entanto, a Uniswap ainda vê valor no mercado e adquiriu o aplicativo de agregação NFT Genie no verão de 2022, depois incorporou sua tecnologia em sua própria plataforma.