Rede Solana revela dados de sua pegada de carbono
A Fundação Solana, responsável pela rede de blockchain Solana, divulgou recentemente um painel de emissões que rastreia a pegada de carbono gerada pelos milhares de servidores de computador que alimentam a rede. Segundo o painel construído pela calculadora de pegada Carbonara, os servidores de Solana emitiram cerca de 10.651 toneladas métricas de dióxido de carbono nos últimos 12 meses. Essa quantidade é equivalente a oito voos de Londres a Nova York.
A indústria de criptomoedas vem sendo duramente criticada pelos impactos ambientais causados pelos processos de mineração de algumas redes, em especial do Bitcoin. Redes menores, como Solana, têm demonstrado transparência em relação à emissão de carbono e estão buscando formas de compensar sua pegada. A Solana, por exemplo, está modelando as redes elétricas locais em suas estimativas e reconhece que provavelmente está superestimando a quantidade de emissões.
A rede Solana também está trabalhando em iterações futuras do painel de emissões que fornecerão dados de emissões mais precisos e permitirão que usuários individuais rastreiem suas pegadas de carbono. A pressão para que a indústria cripto assuma maior responsabilidade sobre a crise climática e reduza sua emissão de carbono vem crescendo, e iniciativas como essa se mostram importantes para a construção de soluções sustentáveis para o setor.
Fonte: CoinDesk