Tabela de conteúdo
Os perigos da foudre nos aparelhos eletrônicos
A foudre é uma descarga elétrica que ocorre entre duas áreas de cargas opostas, nas nuvens ou entre nuvens e a terra. Os relâmpagos podem atingir vários milhões de volts e dezenas de milhares de amperes. Quando atinge o solo ou um objeto, a foudre pode causar efeitos térmicos, mecânicos e, principalmente, efeitos eletromagnéticos nos aparelhos eletrônicos.
A sensibilidade de alguns aparelhos eletrônicos aos efeitos da foudre
Muitos dispositivos eletrônicos são sensíveis aos efeitos da foudre porque contêm componentes que podem ser danificados por sobretensão ou sobrecorrente. Dependendo de como a foudre os atinge, as consequências podem ser mais ou menos graves.
Se a foudre atingir diretamente o aparelho ou o cabo que o conecta à rede elétrica, geralmente o destruirá completamente ou até mesmo causará um incêndio. Se a foudre atingir uma linha elétrica, telefônica ou antena próxima ao aparelho, pode criar uma sobretensão que se propaga na rede e atinge o aparelho, causando mau funcionamento, falhas ou danos.
Os dispositivos eletrônicos da casa mais sensíveis à foudre são aqueles que têm contato direto com o exterior, como televisores, computadores, roteadores de internet, telefones fixos ou consoles de jogos. Esses dispositivos podem ser atingidos diretamente pela foudre ou através das linhas elétricas, telefônicas ou antenas e parabólicas. É aconselhável desconectá-los durante tempestades ou conectá-los a um filtro de linha com proteção contra antenas ou linhas telefônicas.
Outros eletrodomésticos também podem ser danificados pela foudre, mesmo que não tenham contato com o exterior. Isso inclui dispositivos que possuem componentes elétricos sensíveis, como o compressor ou o condensador. Alguns exemplos desses dispositivos são geladeiras, freezers, máquinas de lavar, lava-louças, fornos ou micro-ondas.
Alguns aparelhos elétricos são menos sensíveis à foudre, porque possuem baixo consumo de energia ou boa isolação. Isso inclui lâmpadas, ventiladores, rádios ou carregadores de telefone.
Como proteger todos os aparelhos durante tempestades?
Claro, a solução mais simples é desconectar todos os aparelhos que precisam de proteção durante tempestades. No entanto, essa solução nem sempre é prática e é impossível de ser implementada quando você está de férias, por exemplo.
A primeira coisa a fazer para uma solução mais permanente, especialmente se você mora em uma casa localizada em uma área aberta, é instalar um para-raios no telhado. Isso atrai e conduz a foudre com segurança para a terra. Consultar um profissional ajudará a determinar se isso é necessário ou recomendado no seu caso.
Um dispositivo complementar é a instalação de um filtro de linha no painel elétrico. Esse dispositivo bloqueia sobretensões que podem afetar sua linha elétrica. Além disso, existem filtros de linha com proteção contra antenas e linhas telefônicas. Eles são ideais para televisões, telefones fixos ou roteadores de internet.
Se você teme que a foudre cause desligamentos na sua instalação elétrica, também pode instalar um nobreak em alguns dispositivos, como o roteador de internet, que ficam ligados o tempo todo. Isso pode ajudar a manter o acesso à internet ativo por algumas dezenas de minutos ou horas, se a foudre danificar sua linha elétrica. Esses nobreaks são equipados com uma bateria mais ou menos potente, bem como filtros que evitam sobretensões.
E você, protege seus aparelhos eletrônicos da foudre? Já teve algum aparelho danificado por causa de uma tempestade? Conte-nos sua experiência nos comentários.