Tabela de conteúdo
Startup americana ameaça liderança de Tesla com lançamento de robô humanoide comercialmente viável
A startup americana Figure, composta por um grupo de experts em robótica vindos de empresas como Boston Dynamics, Tesla e Apple Special Projects Group, entre outras, está prestes a lançar o robot humanoide Figure 01, que promete ser comercialmente viável.
O protótipo do robot, que está em fase alpha e já está sendo testado nos laboratórios da startup em Sunnyvale, Califórnia, terá 1,68 metros de altura, peso de 60 kg, autonomia de 5 horas e capacidade de carregar até 20 kg. O sistema de locomoção será inteiramente elétrico, com uma velocidade máxima de 1,2m/s.
O grande diferencial do robot criado pela Figure é a capacidade de reproduzir a anatomia humana em sua estrutura, dotando-o de duas pernas, dois braços e mãos precisas. Além disso, será movido por uma inteligência artificial superpoderosa, que permitirá que ele se adapte a várias situações e realize funções similares às do robô Optimus, da Tesla.
Robot criado pela Figure é destinado a substituir humanos em tarefas repetitivas e jobs indesejados
O Figura 01 será capaz de realizar tarefas similares às de um humano, o que o torna perfeito para substituir pessoas em tarefas repetitivas e outras funções indesejadas. O preço final do produto não foi divulgado pela Figure, mas a empresa promete que será “acessível” quando comparado com o custo de um trabalhador humano em tarefas repetitivas.
Brett Adcock, fundador da startup, afirma que “nós temos o potencial de alterar o curso da história e melhorar fundamentalmente a vida de milhões de pessoas”. Com isso, a Figure ameaça a liderança da Tesla no mercado de robôs humanoide, com seu projeto Optimus.
O lançamento do robot humanoide Figure 01 é aguardado com grande expectativa pela indústria de tecnologia e pelo mercado em geral.