“O oculto poder dos criptos: como a crise bancária dos EUA pode impulsionar o futuro das moedas virtuais”

Desbancarização de bancos focados em cripto pode ter efeito positivo nas criptomoedas

O colapso contínuo dos bancos focados em criptomoedas pode trazer benefícios para o ecossistema de criptomoedas no longo prazo, afastando o sentimento pessimista que surgiu nos círculos criptográficos nos últimos dias, segundo observadores do mercado.

Na semana passada, os mercados financeiros sofreram uma queda repentina e acentuada quando os reguladores fecharam o Silicon Valley Bank, com investidores retirando capital em massa. A notícia chegou aos mercados cripto um dia depois, depois que os comerciantes reagiram aos relatórios do Circle, emissor da USD Coin (USDC), com mais de $3,3 bilhões em reservas no Vale do Silício. Isso acabou levando a resgates do USDC e a um depegging de até 87 centavos.

Em uma ação separada, o banco Signature, amigo das criptomoedas, foi fechado no fim de semana, menos de uma semana após o fechamento de outro banco com sede na Califórnia, o Silvergate. Os três bancos extintos eram conhecidos por serem instituições financeiras amigas das criptomoedas.

Os fundadores e desenvolvedores de empresas criptográficas continuam focados no crescimento do ecossistema, apesar do escrutínio. Jonathan Zeppettini, líder de estratégia da Decred, disse que a “tentativa de restringir a liquidez” em andamento foi o resultado de governos tentando estrangular muitos dos players mais fracos e relativamente não regulamentados e, eventualmente, atrasar a adoção. Zeppettini, cuja perspectiva de longo prazo permanece otimista, disse que as restrições em andamento podem eventualmente criar uma economia criptográfica mais robusta.

“A situação com Silvergate, Silicon Valley Bank e Signature é uma combinação de algumas coisas; bancos falhando em proteger adequadamente o risco de taxa de juros, uma corrida bancária clássica decorrente dessa iliquidez como eles são forçados a realizar perdas se não mantiverem esses ativos até o vencimento e o oportunismo dos reguladores para forçar o cancelamento de bancos que são vistos como “cripto-amigáveis”, disse Zeppettini.

“No curto prazo, isso (desbancarização) pode aumentar o escrutínio regulatório sobre cripto e os trilhos bancários que atendem à cripto e um exame mais minucioso da contribuição da cripto para o risco sistêmico”, compartilhou Ramani Ramachandran, cofundador e CEO da Router Protocol. “Também aumentará o escrutínio sobre stablecoins como o USD Tether, que já estavam sob os holofotes antes mesmo do atual depeg do USDC”, acrescentou.

Os observadores do mercado dizem que a desbancarização de bancos focados em cripto pode ter efeito positivo para o crescimento do ecossistema de criptomoedas no longo prazo. Segundo Jonathan Zeppettini, as restrições em andamento podem criar uma economia criptográfica mais robusta. As restrições também aumentam o escrutínio regulatório sobre a cripto e os trilhos bancários que atendem à cripto e um exame mais minucioso da contribuição da cripto para o risco sistêmico.

Deixe um comentário