Tabela de conteúdo
Microsoft integra ChatGPT ao Bing para revolucionar pesquisa na web
A Microsoft anunciou a integração do robô conversacional da OpenAI, o ChatGPT, ao Bing, dando um novo impulso ao mecanismo de busca. Com a novidade, o internauta poderá contar com um assistente de pesquisa, um parceiro criativo e um personal planner na nova versão do buscador. A atualização conta com o modelo de linguagem GPT-3.5, que a Microsoft batizou de “Prometheus”. O GPT-4 ainda está em desenvolvimento e, portanto, não é a versão implementada no novo Bing.
A nova funcionalidade do Bing foi desenvolvida para tornar a busca mais fácil e natural, com a possibilidade de conversar com o chatbot. Com GPT-3.5, o Bing responde desde perguntas simples até as mais complexas, adaptando as respostas às observações dos usuários. Além disso, o buscador oferece resumos de documentos, ideias para inspiração, passeios, poemas, ensaios e eventos próximos, entre outras coisas.
Essa novidade colocou em xeque a posição de liderança do Google, que ainda é o mecanismo de pesquisa mais utilizado em todo o mundo. O Bing, contudo, é o padrão em PCs com Windows.
Microsoft planeja integrar chatbot em outros produtos principais
A Microsoft não pretende se acomodar após a integração do ChatGPT ao Bing. A companhia planeja integrá-lo ao Edge, seu navegador de internet, e também a outros produtos principais, como Word, Outlook e Powerpoint. A novidade já está disponível no Teams para usuários com assinatura paga.
Google também investe em chatbot
O Google não ficou parado e também desenvolveu o seu próprio chatbot, o Bard, para competir com o novo Bing. Com cerca de 750 milhões de usuários, o Google segue na liderança dos mecanismos de busca, mas agora tem um forte concorrente.