O que a Apple e Goldman Sachs sabem sobre seus novos clientes bancários que você ainda não descobriu?

Usuários do Apple Savings enfrentam atrasos na retirada de depósitos

Usuários do novo serviço Apple Savings da Apple, lançado em abril em parceria com o Goldman Sachs, estão enfrentando atrasos graves na retirada ou movimentação de seus depósitos. Segundo o Wall Street Journal, clientes têm lutado por semanas para recuperar valores de até US$ 100.000 encalhados em contas de poupança da Apple.

A explicação para os atrasos é razoável – pelo menos, para os padrões bizarros do sistema financeiro tradicional. Em muitos casos, os fundos congelados estavam sob “análise de segurança” – ou seja, o Goldman está garantindo que seus depositantes não estejam envolvidos em lavagem criminosa de dinheiro.

O Goldman Sachs não é um banco focado no varejo e tem lutado intensamente com seus esforços para atender clientes menores. Mas o incidente também acompanha uma mudança maior no sistema bancário tradicional, afastando-se de qualquer tipo de serviço significativo ao cliente, em direção a um serviço cada vez mais automatizado, desinteressado e até mesmo abordagem hostil aos seus insignificantes depositantes de varejo.

Marketing da Apple pode ter influenciado na demora

O absurdo disso tem várias camadas e nuances, como um suflê de práticas bancárias desajeitadas e anticlientes. Um gatilho para tal revisão de segurança do banco, você vê, é fazer um grande depósito em uma nova conta. Mas a Apple tem comercializado fortemente a taxa de juros acima da média em seu serviço de poupança (4,15%), então não deveria ser uma surpresa que as pessoas estejam depositando grandes quantias – o que também é o que as pessoas normais já fazem com uma conta de poupança? E o serviço de poupança só foi lançado há algumas semanas, então todas as contas são novas.

Em outras palavras, se você seguiu as dicas de marketing da Apple e abriu uma grande conta de poupança gerenciada pelo Goldman, a suposição padrão embutida no sistema parece ser que você é um lavador de dinheiro cujos fundos devem ser congelados imediatamente e indefinidamente.

E se você não for um vencedor do Grammy? Bem, isso certamente não vai melhorar a forma como você é tratado. A única solução que funcionou para alguns dos clientes perfilados foi…obter o Wall Street Journal para ligar para Goldman sobre seus problemas. Essa solução de atendimento ao cliente não está disponível para a maioria de nós.

Deixe um comentário