Tabela de conteúdo
Usuários do Apple Savings enfrentam atrasos na retirada de depósitos
Usuários do novo serviço Apple Savings da Apple, lançado em abril em parceria com o Goldman Sachs, estão enfrentando atrasos graves na retirada ou movimentação de seus depósitos. Segundo o Wall Street Journal, clientes têm lutado por semanas para recuperar valores de até US$ 100.000 encalhados em contas de poupança da Apple.
A explicação para os atrasos é razoável – pelo menos, para os padrões bizarros do sistema financeiro tradicional. Em muitos casos, os fundos congelados estavam sob “análise de segurança” – ou seja, o Goldman está garantindo que seus depositantes não estejam envolvidos em lavagem criminosa de dinheiro.
O Goldman Sachs não é um banco focado no varejo e tem lutado intensamente com seus esforços para atender clientes menores. Mas o incidente também acompanha uma mudança maior no sistema bancário tradicional, afastando-se de qualquer tipo de serviço significativo ao cliente, em direção a um serviço cada vez mais automatizado, desinteressado e até mesmo abordagem hostil aos seus insignificantes depositantes de varejo.
Marketing da Apple pode ter influenciado na demora
O absurdo disso tem várias camadas e nuances, como um suflê de práticas bancárias desajeitadas e anticlientes. Um gatilho para tal revisão de segurança do banco, você vê, é fazer um grande depósito em uma nova conta. Mas a Apple tem comercializado fortemente a taxa de juros acima da média em seu serviço de poupança (4,15%), então não deveria ser uma surpresa que as pessoas estejam depositando grandes quantias – o que também é o que as pessoas normais já fazem com uma conta de poupança? E o serviço de poupança só foi lançado há algumas semanas, então todas as contas são novas.
Em outras palavras, se você seguiu as dicas de marketing da Apple e abriu uma grande conta de poupança gerenciada pelo Goldman, a suposição padrão embutida no sistema parece ser que você é um lavador de dinheiro cujos fundos devem ser congelados imediatamente e indefinidamente.
E se você não for um vencedor do Grammy? Bem, isso certamente não vai melhorar a forma como você é tratado. A única solução que funcionou para alguns dos clientes perfilados foi…obter o Wall Street Journal para ligar para Goldman sobre seus problemas. Essa solução de atendimento ao cliente não está disponível para a maioria de nós.