O que DeSantis sabe sobre Bitcoin que está deixando as autoridades em alerta?

Candidato republicano afirma ser defensor das criptomoedas

O novo candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano, Ron DeSantis, afirmou recentemente que é um defensor das criptomoedas. Durante um espaço no Twitter com Elon Musk e o capitalista de risco David Sacks, DeSantis declarou que vê as criptomoedas como uma questão de liberdade civil.

Como governador da Flórida, DeSantis já havia assinado a legislação que proibia o uso de moedas digitais do banco central dentro do estado. Durante a entrevista, ele ainda afirmou que o regime atual nos Estados Unidos quer o Bitcoin, mas que “se continuar por mais quatro anos, eles provavelmente acabarão matando-o”.

DeSantis declarou que os CBDCs podem ser o mais novo problema na política dos EUA e, por isso, prometeu evitá-los durante sua possível presidência, devido a preocupações com seu potencial uso indevido para influenciar compras politicamente desfavoráveis.

CBDCs consagram proteções constitucionais sobre o comércio

Alguns especialistas argumentaram que os CBDCs consagram proteções constitucionais sobre o comércio, dando a esses compradores ou comerciantes desfavoráveis uma defesa contra o cancelamento do banco que não pode ser usada ao lidar com uma empresa privada.

No entanto, os CBDCs ainda são um assunto delicado na política dos Estados Unidos. Recentemente, Samuel Armes, presidente da Florida Blockchain Business Association, que ajudou a redigir o projeto de lei anti-CBDC de DeSantis, afirmou em uma entrevista que o escritório do candidato recebeu mais ligações sobre CBDCs do que qualquer um dos problemas usuais.

DeSantis segue outros candidatos republicanos em sua crítica aos CBDCs. Vivek Ramaswamy, ex-empresário farmacêutico e candidato de longa data, também se manifestou contra os CBDCs durante o Bitcoin 2023 em Miami, afirmando que a próxima eleição deveria ser um “referendo de moeda fiduciária” e disse “inferno não” aos CBDCs.

Deixe um comentário