Tabela de conteúdo
Regulador financeiro da Dinamarca ordena que banco se desfaça de participações em criptomoedas
O banco dinamarquês Saxo recebeu ordens do regulador financeiro da Dinamarca para se desfazer de suas próprias participações em criptomoedas, conforme anunciado na quarta-feira. A Autoridade Dinamarquesa de Supervisão Financeira (FSA) explicou que não é legal que os bancos conduzam tal atividade como negócios bancários auxiliares por razões de estabilidade financeira sob os regulamentos atuais.
“A negociação do Saxo Bank A/S em criptoativos para sua própria conta ocorreu para cobrir riscos relacionados à oferta de outros produtos financeiros”, disse o comunicado. “No entanto, isso não muda o fato de que a atividade, em si, não é permitida para instituições financeiras dinamarquesas …”
O regulador financeiro também disse que, como a regulamentação cripto da União Europeia, conhecida como regulamentação dos mercados de criptoativos (MiCA), só entra em vigor a partir de 30 de dezembro de 2024, a atividade não é regulamentada por enquanto. “O comércio não regulamentado de criptoativos pode criar desconfiança no sistema financeiro, e a FSA dinamarquesa considera que seria infundado legitimar o comércio de criptoativos”, disse o comunicado.
O banco Saxo não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da CoinDesk.
Regulador financeiro da Dinamarca ordena que banco se desfaça de participações em criptomoedas
O banco Saxo, da Dinamarca, foi alvo de uma ordem do regulador financeiro do país, que exige que a instituição se desfaça de suas próprias participações em criptomoedas. A Autoridade Dinamarquesa de Supervisão Financeira (FSA) explicou que essa atividade não é permitida para instituições financeiras dinamarquesas e viola os regulamentos em vigor para garantir a estabilidade financeira. Dessa forma, o Saxo Bank terá que encerrar suas operações com criptoativos.
De acordo com o comunicado do FSA, o Saxo Bank negociava criptomoedas em sua própria conta como forma de proteger-se contra riscos relacionados à oferta de outros produtos financeiros. No entanto, mesmo que os motivos sejam compreendidos, a atividade em si não é autorizada pelas regulamentações financeiras do país.
O regulador financeiro também destacou que a regulamentação cripto da União Europeia, conhecida como regulamentação dos mercados de criptoativos (MiCA), ainda não está em vigor, sendo prevista para entrar em vigor somente em 30 de dezembro de 2024. Por isso, a atividade do Saxo Bank não está sujeita a regulamentação no momento.
Para a FSA dinamarquesa, permitir o comércio não regulamentado de criptomoedas poderia gerar desconfiança no sistema financeiro, sendo considerado infundado legitimar essa prática. Até o momento, o banco Saxo não se manifestou sobre a ordem do regulador financeiro.