Tabela de conteúdo
Google e Universidade Técnica de Berlim criam inteligência artificial para comandar robôs
Google e a Universidade Técnica de Berlim desenvolveram uma nova IA que permite a fácil comunicação com robôs. A tecnologia é chamada de PaLM-E e tem semelhanças com o ChatGPT, mas, em vez de produzir respostas em texto, produz instruções para robôs. O PaLM-E utiliza um grande modelo de linguagem que foi treinado com dados para realizar tarefas solicitadas pelos usuários, incluindo sequências de instruções de robôs, resposta a problemas visuais e legendas.
PaLM-E cria um modelo capaz de entender o ambiente em que o robô está inserido para executar tarefas. Isso significa que o robô pode executar ações mesmo sem ter sido treinado especificamente para isso ou para um ambiente específico. Um exemplo prático da tecnologia é solicitar que o robô busque um pacote de batatas fritas em um determinado local. PaLM-E processa a solicitação e a informação visual, e gera uma sequência de ações para concluir a tarefa. O robô é capaz de executar a tarefa mesmo que ocorra uma interferência, como uma pessoa colocando o pacote de batatas no lugar errado, o robô irá encontrar o pacote e entregá-lo ao destino certo.
Robôs capazes de entender instruções
Em outra demonstração, os pesquisadores mostraram a capacidade do PaLM-E em classificar objetos. Por exemplo, foi solicitado ao robô que classificasse objetos a partir das instruções do usuário, como “movimente o hexágono amarelo próximo à estrela amarela”. Os pesquisadores explicam que o robô é capaz de generalizar um aprendizado e utilizá-lo para todas as tarefas que precisam ser realizadas.
Esta inovação é um grande avanço na área de robótica. Vale a pena destacar que, recentemente, a empresa Alphabet – dona da Google – encerrou suas atividades com a filial Everyday Robot. Foi anunciado que parte da equipe dessa filial será consolidada nos esforços de robótica existentes da Google Research.