Polygon lança versão beta de sua plataforma Ethereum Virtual Machine (zkEVM)
A Polygon, plataforma de dimensionamento da Ethereum, lançou na segunda-feira sua versão beta da Ethereum Virtual Machine (zkEVM) de conhecimento zero para o público. Essa é a mais recente inovação no espaço de conhecimento zero, que é uma das tendências de blockchain mais quentes de 2023. Como parte da cerimônia de anúncio, Vitalik Buterin, co-fundador da blockchain Ethereum, iniciará a primeira transação no novo zkEVM, e será transmitida ao vivo às 16h30 horário europeu.
A Polygon também está tornando todos os aspectos de seu zkEVM de código aberto, para que os desenvolvedores possam estudar e compartilhar o código, permitindo que contribuam para mais inovações no espaço de conhecimento zero. Mais de 50 empresas compartilharam que construiriam usando a tecnologia Polygon zkEVM, de acordo com o comunicado de imprensa da Polygon.
Nailwal, cofundador da Polygon, disse em entrevista ao CoinDesk que “queremos estar extremamente alinhados com o ethos da Web3 e queremos mais experimentação”. A tecnologia ZK é o futuro do Ethereum e deverá ser usada em quase todos os grandes aplicativos web3 em 18 a 24 meses, afirmou Nailwal.
Embora o Polygon zkEVM esteja ativo para os usuários interagirem, Nailwal alertou que ainda é uma nova tecnologia, por isso está sendo chamada de mainnet beta. Por isso, Nailwal recomenda cautela aos usuários e alerta que “não coloquem suas economias de uma vida inteira nisso imediatamente”.
Outra empresa concorrente da Polygon, a Matter Labs, abriu seu zkEVM, zkSync Era, ao público na semana passada e Buterin citou várias versões do zkEVMs, cada uma com suas compensações, tais como velocidade versus o grau de compatibilidade com o ambiente de programação da Máquina Virtual Ethereum. A Polygon está explorando o uso da tecnologia ZK em sua cadeia principal, a cadeia Polygon POS.
A corrida para lançar os primeiros zkEVMs culmina agora com a abertura dessas duas atrações. A Polygon espera atrair ainda mais desenvolvedores que buscam construir aplicativos web3.
A CoinDesk, empresa que busca os mais altos padrões jornalísticos, é líder em notícias e informações sobre criptomoedas, ativos digitais e o futuro do dinheiro. A CoinDesk é uma subsidiária operacional independente da Grupo de Moedas Digitais, que investe em criptomoedas e blockchain iniciantes.