“O temível destino dos mosquitos: um robô implacável emerge”

Nova tecnologia combate a reprodução de mosquitos em áreas urbanas

Os mosquitos são conhecidos por perturbar nossas noites de verão, mas também são uma praga em muitos países. Esses insetos são responsáveis por centenas de milhares de mortes a cada ano devido às doenças tropicais que transmitem, como a chikungunya, a febre amarela e o Zika.

No entanto, as coisas podem estar prestes a mudar com um novo estudo realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Taiwan para Pesquisa em Doenças Transmitidas por Mosquitos. Eles desenvolveram um pequeno veículo terrestre autônomo capaz de navegar em áreas urbanas e monitorar os esgotos, que são locais escondidos de reprodução de mosquitos e pouco controlados atualmente.

Técnica eficaz contra os mosquitos

Segundo os cientistas, o sistema combina um robô, um teleférico controlado por fio e ferramentas de monitoramento em tempo real. O robô adentra os esgotos e fornece imagens de alta resolução em tempo real.

Testado de maio a agosto de 2018 na cidade de Kaohsiung, em Taiwan, o sistema mostrou resultados promissores. Em 20,7% das áreas estudadas, foram encontrados vestígios de mosquitos Aedes, tanto na forma de larvas quanto de adultos. Após a identificação desses pontos, inseticidas e jatos de água em alta temperatura foram utilizados para eliminar a ameaça. A eficácia foi comprovada, com uma redução da densidade de mosquitos adultos de 0,62 para 0,19 na região afetada.

Os autores do estudo estão otimistas com a possibilidade de eliminar algumas fontes de reprodução de mosquitos vetores, reduzindo a prevalência anual de dengue na cidade de Kaohsiung.

Existem outras alternativas para combater os mosquitos. Um exemplo é a tecnologia francesa das armadilhas anti-mosquito da Qista, que já foram implantadas em 16 países e contribuíram para a redução dos ataques desses insetos. Além disso, essa solução é segura tanto para humanos quanto para os ecossistemas.

Deixe um comentário