Federal Reserve nega pedido de adesão do banco criptográfico Custodia
O Federal Reserve negou o pedido de adesão do Custodia, anteriormente conhecido como Avanti Bank. O pedido já havia sido depositado há 18 meses, mas foi rejeitado pelo conselho em janeiro deste ano. Em um parecer de 86 páginas emitido na sexta-feira, o banco central afirmou que a abordagem da Custodia gerava “preocupações fundamentais”. Também expressou suas preocupações com a capacidade da Custodia de gerenciar riscos e cumprir regulamentações bancárias.
O Fed destacou que o modelo de receita da Custodia, que depende quase exclusivamente de um mercado ativo e vibrante para criptoativos”, a torna vulnerável à volatilidade do mercado. Além disso, o regulador afirmou que a Custodia acumulando suas reservas Avit na conta do Fed poderia dar uma sensação ao mercado de que o token tinha “uma forma de apoio implícito” do banco central. Esse fato poderia criar “uma fonte nova, significativa e volátil de demanda por passivos do Federal Reserve”.
A rejeição do pedido acontece duas semanas após o colapso do Banco do Vale do Silício e do fechamento do Signature Bank, ambas instituições amigas das criptomoedas. Segundo a imprensa especializada, essa série de eventos pode levar a uma maior regulação do mercado criptográfico e uma possível retirada dos bancos tradicionais.