“Os planos secretos da Noruega para a regulamentação de criptomoedas: o que o Norges Bank esconde?”

Norges Bank sugere criação de regulamentação criptográfica na Noruega

O banco central da Noruega, Norges Bank, emitiu um relatório na última quinta-feira (25) sugerindo que o país considere uma estratégia nacional de regulamentação de criptomoedas, em vez de depender de soluções regulatórias internacionais. A iniciativa tem como objetivo desenvolver regulamentações específicas para criptografia, uma vez que o país europeu acredita que a aplicação das regulamentações da UE não são suficientes para cobrir os riscos do mercado criptográfico.

A União Europeia já está perto de implementar as regulamentações do Mercado de Criptoativos (MiCA), que pode ser aplicado dentro do Espaço Econômico Europeu mais amplo. No entanto, o Norges Bank acredita ser necessário desenvolver regulamentações próprias, especialmente considerando os recentes colapsos de emissores de stablecoins (como Terra) e das exchanges (como a FTX).

O vice-governador do Norges Bank, Pål Longva, afirmou que o banco pode contribuir nas avaliações e criações das regulamentações, visando a promoção da inovação responsável. Além disso, o relatório também destacou a necessidade de leis específicas para as criptomoedas. O banco central acredita que é importante usar as regulamentações existentes que atendem aos riscos sistêmicos e às atividades de fiscalização no mercado financeiro descentralizado.

Importância de conhecer a exposição, atitudes e aplicações de cripto na Noruega

Apesar de sugerir a implementação de regulamentação própria, o Norges Bank enfatiza a importância de ter conhecimentos sobre a exposição, atitudes e aplicações de criptomoedas na Noruega. Para isso, o banco central também propõe ajudar a aumentar esse conhecimento entre os usuários do mercado criptográfico.

Enquanto o MiCA se aplica a uma variedade de provedores de serviços no mercado criptográfico e aborda questões como abuso de mercado, proteção ao consumidor, integridade do mercado e estabilidade financeira, o banco central norueguês acredita que é necessário ter leis específicas para regulamentar o mercado. A criação de uma estratégia nacional para a regulamentação de criptomoedas pode ajudar a estabelecer um mercado mais seguro e confiável dentro do país.

Deixe um comentário