Soluções inovadoras estão surgindo para tornar a mineração de bitcoin mais sustentável e fazer um uso mais consciente da energia. Com o consumo anual de cerca de 145 terawatts-hora (TWh) de eletricidade, a mineração de Bitcoin, segundo dados da Centro de Finanças Alternativas da Universidade de Cambridge, consome energia equivalente ao consumo da Suécia. Para alguns críticos, o algoritmo de prova de trabalho do bitcoin é um desperdício de design à medida que sua demanda de eletricidade cresce continuamente. No entanto, para outros, é um recurso, uma vez que protege a rede e garante a descentralização.
É possível vislumbrar uma terceira via: a oportunidade que o consumo de energia do bitcoin oferece. Algumas empresas estão criando soluções e produtos que são inovadoras e têm como objetivo mitigar o impacto ambiental. Essas soluções vão de instrumentos de mercado que incentivam mineradores a tornar o bitcoin mais “verde” até tecnologias que melhoram a eficiência e as sinergias em torno da reutilização do calor gerado pelos data centers.
Um dos produtos oferecidos pelo BlockFills e o fundo Isla Verde Capital visa ajudar os mineradores e os investidores a encontrar uma solução “verde” para o uso de energia. Esse oferecimento são ativos ambientais comercializáveis na forma de compensações de emissões de carbono e Créditos de Energia Renovável (RECs), que representam a propriedade da sustentabilidade da eletricidade produzida. O Block Green, projetado na Suíça, incentiva a mineração sustentável com um protocolo de empréstimo descentralizado que fornece informações sobre as finanças de uma empresa, seus suprimentos de energia e sua estratégia.
Um exemplo de tecnologia que contribui para a sustentabilidade está sendo oferecido pela LiquidStack: uma solução de resfriamento baseada em hardware que reduz o uso de energia pelos computadores nas minas de bitcoin em 40% e reduz o uso de terra em um terço. No lado do software, a Lincoin, empresa de serviços de mineração com sede em Vancouver, criou um programa que os mineradores podem usar para gerenciar suas operações de maneira mais eficiente e lucrativa.
Soluções inovadoras oferecem a possibilidade de sustentabilidade na mineração de bitcoin, tornando-a mais consciente do uso de energia e incentivar um futuro mais sustentável para essa indústria.