Tabela de conteúdo
Ethereum lidera ranking ESG de criptomoedas, aponta pesquisa
O Ethereum foi classificado como a criptomoeda com melhor desempenho em critérios ESG (Environmental, Social and Governance) em um novo ranking divulgado pela empresa de dados criptográficos CCData. A pesquisa avaliou 40 das principais criptomoedas, considerando parâmetros como descentralização, segurança e impacto climático. O Ethereum obteve nota AA, a mais alta do ranking, sendo reconhecido por seu desempenho positivo nos três fatores ESG. O blockchain do Ethereum passou recentemente para a tecnologia proof-of-stake, o que reduziu seu consumo de energia e tornou os mineradores obsoletos.
Além do Ethereum, outras criptomoedas bem colocadas no ranking ESG foram Solana, Cardano e Polkadot, que receberam nota A de alto nível devido à sua descentralização. Por outro lado, o Bitcoin obteve nota B, com pontuações altas em aspectos sociais e de governança, mas sendo criticado por seu alto consumo de energia e necessidade de hardware.
Importância do ESG em investimentos é crescente, aponta relatório
A pesquisa da CCData se baseia na crescente importância do ESG em investimentos, especialmente entre investidores institucionais e grandes empresas de gestão de ativos. De acordo com a PricewaterhouseCooper (PwC), os ativos sob gestão relacionados ao ESG podem chegar a 33,9 trilhões até 2026, representando um quinto de todos os investimentos globais. Portanto, a adoção do ESG é fundamental para a criptomoeda capturar novos investimentos institucionais.
A empresa de contabilidade global PwC destaca que o ESG ajuda a melhorar a resiliência da indústria diante dos desafios e críticas relacionados a questões ambientais, sociais e de governança. Os investidores estão cada vez mais interessados em alocar recursos para ativos com boas pontuações ESG, o que torna o ranking divulgado pela CCData uma ferramenta importante para essas decisões informadas.